Formado pelo Culinary Institute of America, o chef Sormany Justen, dono do restaurante Il Perugino, localizado em Itaipava, é conhecido pela excelência nos pratos italianos. O chef combina pratos consagrados com um toque de contemporaneidade. As boas massas frescas produzidas na casa, as carnes nobres e os risottos conquistaram a preferência de turistas e de moradores da serra carioca.

Sormany trabalhou por dez anos em diversos restaurantes dos Estados Unidos, nos estados de Conecticut, Nova Iorque, Washigton e na Flórida. Ele também aprimorou seus conhecimentos em restaurantes de Roma, Toscana (Nanamuta), Úmbria (Ristorante Serra), Varese (All Vecchio Convento e Acquerello), Trentino (Ristorante da Gerry), Piemonte (Il Boscareto Resort, Tratoria la poste e Antica Corona Reale) e Lugano, na Suíça, (Príncipe Leopoldo Relais & Chateaux). Sormany passou por todas as posições de uma cozinha, até se tornar cozinheiro e estudar para chef.

Empreendedor por natureza, Sormany conquistou uma clientela fiel e o reconhecimento das críticas especializadas. Não à toa, o restaurante ganhou por 10 anos consecutivos uma estrela do guia quatro rodas. Além disso, a carta de vinho do Il Perugino foi eleita como a 8ª melhor do Brasil, em 2011.

Além do seu cardápio tradicional, o restaurante oferece toda semana, cinco a seis opções de pratos especiais. São delícias que já conquistaram os paladares mais aguçados, como: ossobuco de vitelo, risoto de camarão com rúcula e açafrão, ravióli de muzzarella e grana padano com tomates e manjericão, paleta de cordeiro, gnocchi de batatas com camarões no creme de queijo, gnocchi de batata baroa com ragú de cordeiro, papardele com ragú de coelho e linguiça toscana, papardele com ragú de pato, lombo de bacalhau grelhado, prime rib grelhado, bife de ancho, salmão oriental, ravióli de nozes com ricota e aspargus, ravióli de camarões com creme de queijo e alho poró.

“Temos o cuidado de oferecer, diariamente, pratos novos e boas opções de vinho para nossa clientela”, disse Sormany.